sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Leitura do Livro - Um mês para Viver - Dia 4 - Surto de Energia

Conectado à derradeira fonte
Você não tem alma. Você é uma alma. Você tem um corpo.
(C. S. Lewis)


Não dá pra ficar muito tempo sem energia, sem luz. Ninguém gosta das trevas.
Buscamos mudar, transformar e viver uma vida de qualidade. Mas como a nossa própria força - a nossa própria energia - é fraca, vivemos com falhas, oscilações, entre outros, e isso nos desanima e desmotiva facilmente para buscarmos nossos objetivos. Esquecemos, em nossa corrida para conquistar objetivos, que existe uma fonte de energia que pode nos dar força que não falha. Uma luz que irradia e ilumina o nosso caminho e não nos desampara. Uma luz que se oferece para brilhar quando estamos cansados e com oscilações de energia - "Venham a mim todos vocês que estão cansados e abatidos, e eu lhes darei descanso"...

Qual área da vida você tem mais dificuldade de mudar? Eu posso dizer que na minha é a disciplina para algumas coisas. E dentro desse universo de pequenos ou grandes detalhes que tentamos transformar em nossas vidas, esquecemos que somos seres espirituais e tudo a nossa volta, para ser colocado em funcionamento, precisa ser conectado à fonte - desde a dieta até a escolha profissional. Soa como algo meio "Avatar" (hehehe), mas isso é fato. E essa conexão é estabelecida somente através de um relacionamento diário, íntimo e sincero com Deus, nosso criador e amigo.

"Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar frutos se não permanecerem em mim..." Isso é tão forte, que eu gostaria de viver todos os dias. Infelizmente, tendemos a deixar Deus de lado e fazer tudo com nossa própria força. Mas o pior é quando selecionamos o que Deus tem que fazer - damos a Ele decisões grandes, e os pequenos detalhes do dia a dia, nós nos desconectamos da fonte. O chamado de Deus é "Permaneçam em mim [a videira]", mas às vezes eu tento deixar de ser ramo pra passar a ser a videira. Invento, planejo, faço o cronograma, elaboro o projeto... Mas como o autor depois bem pontua:
"tento fazer com que tudo aconteça de acordo com o cronograma que estabeleci. No fim das contas, fico tão estressado que perco toda a minha energia. Fico frustrado, exausto e sem nada para mostrar como resultado dos meus esforços. Esqueço que, por si só, o ramo não pode produzir vida; ele só pode extrair vida da videira. Por mais estranho que isso possa parecer, não depende de você produzir resultados. Você não é responsável por produzir frutos; Jesus é. Você não precisa suar, esforçar-se, trabalhar cada vez mais ou disciplinar-se para ser mais espiritual por meio da simples força de vontade. Quando você se der conta dessa verdade, ela lhe trará uma liberdade incrível!".

Tudo o que temos que fazer é nosso papel de ramo, e ficarmos conectados em todo tempo à nossa videira. Confiar em Deus. Entregar TODOS OS DETALHES nas mãos dele. Como fazer isso? Através da oração constante - conversar com Deus, sem rituais ou tradições, mas como um amigo próximo - e confissão constante - ser aberto, confessar suas falhas e seus erros, arrepender-se e mudar a conduta. Através desse relacionamento mais íntimos, as coisas fluirão mais naturalmente, pois a própria videira mandará a energia, a força e a sabedoria necessária para atitudes corretas e que promovam nosso crescimento.

Quais são as barreiras que impedem sua saúde espiritual, sua conexão com Deus? Como está sua comunicação e confissão? Deus está presente em todos os detalhes da sua vida, ou sua fonte não é só ele? Cuidado - a sua energia não é segura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário