quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Leitura do Livro - Um mês para Viver - Dia 6 - O Macaqueiro

Arriscando-se para encontrar grandeza
Um navio está em segurança no porto, mas não é para isso que servem os navios.
(William Shedd)

Quem não conhece? Quem nunca brincou? Macaqueiro nada mais é do que o nome daquela escada horizontal que as crianças atravessam penduradas. E ele é utilizado no texto de hoje, a começar por uma história contada pelo autor. Seu filho subiu em um macaqueiro para brincar, e quando se cansou, pediu para o pai pegá-lo e colocá-lo no chão. Mas o pai simplesmente disse: "Solte-se, eu seguro você". Após muita resistência e depois de ter colocado mais força ainda para se segurar ao brinquedo, o filho se soltou e, como se esperava, o pai firmemente o segurou.

E exatamente dessa forma que Deus quer se relacionar conosco. Como já foi dito, tentamos fazer tudo da nossa maneira, tentar controlar tudo, tentando agradar a todos, e quando o desespero e o cansaço vem, a primeira atitude que tomamos é nos agarrarmos ainda mais aos nossos macaqueiros, ao invés de simplesmente nos jogarmos aos cuidados do Papai. Mas como é difícil! Parece que comigo meus dedos precisam estourar pra que eu enfim me lançar nos braços do meu Pai, que, diferente do que eu calculo, nunca vai me deixar cair. Como é difícil entender que não podemos controlar tudo, e que precisamos nos render totalmente a esses cuidados?

Queremos grandeza, mas queremos ficar agarrados ao macaqueiro, com nossas forças. Isso é cansativo e nos impede de ir além. Perdemos oportunidades. Quando na verdade, Deus nos criou para assumir riscos , e que confiemos nEle - e não em nós mesmos - para alcançar coisas que jamais poderíamos alcançar sozinhos.

Assumir riscos, ir além! Quando Jesus conta a parábola dos servos que receberam certas quantias do seu senhor, fica bem claro o chamado surpreendente de Jesus de não guardar o que temos da forma mais segura possível, mas de investir, de ousar! "Deus não quer que O temamos a ponto de inibir nossa disposição de nos arriscarmos a crescer". Em quais áreas você tem mais dificuldade de assumir riscos? Creia que você foi feito para coisas grandes, e é o próprio Deus Criativo e Ousado que projeta essas coisas para você.

O que prende você ao macaqueiro? O que impede você de se soltar?
Alguns não tem a visão para o que foram criados. Deus nos fez para um propósito. E esses propósitos envolvem paciência e às vezes estão em lugares, situações e atitudes inusitadas. Deus tem um plano e quer que apenas olhemos para Ele com confiança e rendição. Mas como CSLewis pontua, alguns são crianças que se contentam a brincar com poças de lama, quando a grandeza e a imensidão do oceano estão apenas a alguns passos de distância... Deus tem algo pra você, você não é obra do acaso!

Outros se agarram pelo medo. Medo de frustrar. Medo de se decepcionar mais uma vez. Medo de não sair da forma como planejado... A Bíblia fala que o verdadeiro amor lança fora o medo. Não é a perfeição, os talentos, a segurança e a habilidade que vão ser suficientes para tornar você ousado e corajoso. Quando você conhecer e se soltar confiantemente no amor de Deus, você vai entender que isso é maior que os seus medos!

Muitos se agarram também por causa dos fracassos e dos erros do passado. Mas confiar em Deus é ter a certeza de que Ele usará até seus erros do passado e suas falhas para o plano que Ele tem para sua vida, assim como Bate-Seba e Davi - adúlteros e egoístas - que reconheceram humildemente suas falhas, se entregaram ao amor de Deus e foram pais de Salomão - e por sinal estão na linhagem de Jesus.

Muitos dos adiamentos que fazemos em diversas áreas da nossa vida servem para nos sentirmos mais 'seguros'. Mas toda essa segurança de manter os padrões apenas nos impede de viver coisas maiores. Ficar agarrado ao orgulho, ao medo, à vergonha, ao receio, ao "algum dia" podem te deixar mais estável, mas com certeza nos deixam com os dedos - o corpo, a alma e o coração - cansados, e nos impedem de lançar no que há de mais seguro e grandioso no mundo - os braços do Papai.

Você pode pensar em algum risco - desde os 'pequenos' até os maiores - que o seu coração e Deus clamam e você tem recuado até hoje? O que te impede de se soltar? Medo? Orgulho? Decepção com Deus?

Abra o seu coração, seja sincero com Deus - sim! você pode ser sincero com Ele! - e deixe Ele te falar dos sonhos ousados, dos resultados fantásticos e do amor seguro e infalível que Ele tem pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário